quinta-feira, 7 de abril de 2016

TENEBRE - 1982

TENEBRE - 1982
Tenebre (Escuridão) é um filme do género policial-giallo / crime e mistério, dirigido / realizado por Dario Argento, e protagonizado por Anthony Franciosa, Giuliano Gemma e John Saxon.
Neste filme Giuliano Gemma foge ao seu habitual estereótipo de herói, e arrisco-me a dizer, que foi um dos seus raros bons trabalhos cinematográficos em que participiou (desculpem-me os fans de Giuliano Gemma), e comprova que a excepção faz a regra.
Eu nunca considerei o Giuliano
Gemma como um ator brilhante, porque de facto não o era, mas neste filme ele está muito bem no seu desempenho, graças a Dario Argento que não é um realizador / diretor qualquer.
Eu gostei imenso deste filme, apesar de Giuliano Gemma não ser o ator principal, aqui teve uma muito boa interpretação, contudo esta excelente obra cinematográfica, dentro do seu género, desiludiu os fans de Giuliano Gemma. Nada que não se estivesse à espera !


quarta-feira, 6 de abril de 2016

CINEMA - DÉCADA DE 70 : AS HISTÓRIAS DO "SESSENTA" ...

CINEMA - DÉCADA DE 70 : AS HISTÓRIAS DO "SESSENTA"
Na década de 70 havia um indivíduo conhecido como o "Sessenta" que era uma figura caricata que frequentava as salas de cinema e que era conhecido por todos devido à sua ingenuidade disparatada.
Existem várias histórias desta figura, algumas delas é preciso ter atenção devido ao seu português vernáculo.
Lembro-me de um desses casos passado na década de 70, junto à bilheteira do Cinema João Jardim, que hoje já n
ão existe, estava uma jovem a ver os cartazes do filme que seria exibido na próxima sessão. A jovem parecia estar indecisa, então o "Sessenta" na sua ingenuidade aproximou-se da jovem e diz; Esse é um filme com o Gringo, a menina pode confiar porque vale a pena, é um filme do caralhão ! - O que ele queria dizer é que era um bom filme.
Algumas vezes pontuais, o ator italiano Giuliano Gemma usou o pseudónimo Montgomery Wood, que era um nome com mais impacto internacional, então isso gerou uma certa confusão entre as pessoas que diziam que Montgomery Wood era o irmão gémeo de Giuliano Gemma. Num desses casos o "Sessenta" disse a alguém; Este filme também é muito bom, é com o irmão do Gringo, um filmaço do caralhão, vale a pena ver !
Certa vez estava o "Sessenta" a ver os cartazes dos "novos" filmes a estrear, e exclama; Caralho ! - mais um filme novo do Gringo (Giuliano Gemma), foda-se, tenho de ir ver, caralho !
Quando na sala de cinema passavam o trailer de um filme próximo a estrear, lá estava o "Sessenta" todo entusiasmado dizendo; Filho da puta do caralho, que grande "trálha", este deve ser um filmaço !
Mas o "Sessenta" também era conhecido como o "Drama", por ter a mania de contar ao pormenor todo o enredo do filme. Certa vez lá está ele a contar a "história" de um filme que tinha visto, e então dizia; O rapaz saiu montado a cavalo à procura da rapariga que estava presa numa cabana, depois de a desamarrar ela abraça o rapaz e começam no "cricanço" e o rapaz puxa-lhe as saias para cima e dá-lhe com a borracha. Depois aparecem os bandidos e eles fogem a cavalo para a cidade.
Certo dia estava o "Sessenta" lixado porque a lotação do cinema estava esgotada e bilheteira encerrada e ele não tinha conseguido bilhete. Então ele encosta-se à porta da entrada do cinema, bem junto a um grupo de moças que lá estavam, volta-se para uma delas e diz; Pena que a sala esteja com pulgas e baratas e a ainda por cima a enjoar a mijo (urina), chulé e "púpú". Uma dessas moças desiste e vende-lhe o bilhete.
Havia muitas destas "histórias" do "Sessenta", estas que aqui estão são as que lembro-me no momento.


O MEU MUNDO DA 7ª ARTE ...

O MEU MUNDO DA 7ª ARTE ! ...
RECORDAÇÕES DO PASSADO - 1ª Parte
Sou um "apaixonado" por cinema desde muito cedo e há quem chame a isso de vício, mas o cinema transportou-me para lugares inimagináveis na época em que eu tinha acabado de entrar na adolescência.
Estavamos no início da década de 70 quando eu comecei a dar atenção à 7ª arte, lembro-me que nessa altura não fazia ideia nenhuma do que era um bom ator, atriz ou realizador, o que realmente contava era o puro entretenimento que o cinema proporcionava. Ninguém da minha idade naquela altura discutia se a obra cinematográfica apresentada, era ou não, uma obra-prima.
Lembro-me que quando um filme apresentava uma cena cortada pela censura, ou por a cópia estar muito rodada, as pessoas faziam um barulho infernal de protesto por ter desaparecido alguns segundos do filme.
Na época na Cidade do Funchal existiam 3 salas de cinema, a melhor era o Cinema João Jardim, que era a que eu costumava ir, depois vinha as duas salas mais "pobres", o Cine Jardim e o Cine Parque, dois espaços que eu não gostava de ir porque estavam infestados de pulgas, e às vezes cheiravam mal, devido a certas pessoas que lá iam.
Ainda havia o Teatro Municipal, que era transformado em sala de cinema, era um local muito asseado, mas para assistir filmes só se fosse na platéia, porque nos camarotes não dava jeito nenhum, principalmente os que ficavam na lateral esquerda e direita.
Com a entrada da década de 80 apareceram mais três salas de cinema novas, Cine Santa Maria, Cine Casino e Cine Don João, que tinham boas condições, mas a maior sala era ainda o Cinema João Jardim.
Todas estas salas de cinema já não existem como tal, e os espaços foram aproveitados para outro tipo de atividades. Apenas sobrou o Teatro Municipal que de vez em quando exibe algum Festival de Cinema.
Com o encerramento destas salas de cinema, criou-se outras tantas que também já encerraram dando lugar outras novas salas que entretanto abriram, mas as boas recordações tenho da antiga sala do Cinema João Jardim.


 RECORDAÇÕES DO PASSADO - 2ª Parte
Com o aparecimento da Cassete de Video e dos Clubes de Video, na década de 80, surge a oportunidade de rever aqueles filmes que já tinha assistido nas salas do cinema, mas também a oportunidade de ver pela primeira vez todos aqueles filmes que desejava ter visto, mas por falta de oportunidade não vi, assim como outros filmes novos que iam surgindo, podendo assim assisti-los confortávelmente em casa.
Ao longo dos anos fui arranjando em DVD-Video todos aqueles velhos filmes que marcaram a minha adolescência e juventude, sinto alguma nostalgia, revejo os atores e atrizes que marcaram a geração dessa época, alguns entretanto já falecidos, outros aposentados do cinema, além de outros que ainda continuam em atividade. Recordar é viver e há muitos bons momentos que merecem ser recordados.
Tenho em arquivo os chamados filmes de culto, alguns deles são uma verdadeira raridade e muito difíceis de encontrar, de vez em quando vou recordando com muito prazer estes velhinhos clássicos do cinema internacional.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

GOLIATH AND THE SINS OF BABYLON - 1963

GOLIATH AND THE SINS OF BABYLON - 1963
Golias e os pecados da Babilónia, é um filme no género gladiadores dirigido / realizado por Michele Lupo e protagonizado por Mark Forest e Giuliano Gemma, num filme considerado fora do comum para este ator que estava em início de carreira.
Este é um filme dentro da linha de filmes do género "espada e sandálias" que se fez nas décadas de 50 e 60 e que depois foi caindo em desuso.
Este filme já foi editado em DVD-Video, uma ótima maneira de rever Giuliano Gemma em início de carreira.

HÉRCULES AND THE SONS OF THE SUN - 1964

HÉRCULES AND THE SONS OF THE SUN - 1964
Hércules e os filhos do sol, é um filme dirigido / realizado por Osvaldo Civirani e protagonizado por Mark Forrest e Giuliano Gemma, num filme considerado fora do comum para este ator que estava em inicio de carreira.
Este filme é uma raridade absoluta, após a sua estreia em 1964 e ter estado em exibição nas salas de cinema europeias, apenas foi editado uma única vez em video VHS e encontra-se até hoje por editar em DVD-Video ou em Blu-
Ray. É portanto uma relíquia para os cinéfilos em todo o mundo.
O enredo passa-se na invasão do Império dos Incas, que torna esta história um pouco surreal, porque o Império dos Incas na verdade foi invadido pelos espanhois sob o comando de Francisco Pizarro para roubar as riquezas incas que supostamente era o ouro, mas na realidade a tal riqueza era o milho e o trigo. Claro que a história deste filme trata a realidade de uma forma completamente diferente.
Quando este filme saíu em cassete de fita video VHS na década de 80, a crítica não foi nada abonatória classificando o filme como mal realizado / dirigido, mal filmado e mal interpretado. Mas não se assustem porque é um bom filme de entretenimento mesmo contando com a ausência de algum rigor histórico.

GIULIANO GEMMA OU MONTGOMERY WOOD, O GRINGO !

FACTOS VERÍDICOS : GIULIANO GEMMA OU MONTGOMERY WOOD, O GRINGO ! ...
O ator italiano Giuliano Gemma, ficou conhecido em Portugal como o "Gringo" devido aos filmes de cowboys que participou e ficou popularmente conhecido.
Na verdade este ator só fez 16 filmes no género western-spaghetti, ou coboíadas, entre as décadas de 60 e 70, o mais curioso é que só em dois deles usou uma personagem de nome Ringo, e apenas em um deles usou a personagem chamada Gringo. Esses três filmes for
am produzidos em 1965 e daí para cá nunca mais interpretou mais nenhuma personagem com o nome Ringo ou Gringo, por isso é difícil perceber porque é que as pessoas o chamavam "o gringo" quando referiam-se a Giuliano Gemma, mas por cá essa palavra ficou associada a este ator.
Algumas vezes pontuais Giuliano Gemma usou o pseudónimo Montgomery Wood, que era um nome com mais impacto internacional, então isso gerou uma certa confusão entre as pessoas que diziam que Montgomery Wood era o irmão gémeo de Giuliano Gemma. Quando isso acontecia era muito frequente ouvir as pessoas dizerem "este filme também é muito bom, é com o irmão do Gringo".
O termo Gringo significa forasteiro, mas pode-se aplicar a um individuo que seja desconhecido ou estranho ao local onde se apresenta, que significa o mesmo.
Lembro-me de um caso verídico passado na década de 70, junto à bilheteira do Cinema João Jardim, que hoje já não existe, estava uma jovem a ver os cartazes do filme que seria exibido na próxima sessão. A jovem parecia estar indecisa, então um individuo que era conhecido por "Sessenta" na sua ingénuidade aproximou-se da jovem e diz; Esse é um filme com o Gringo, a menina pode confiar porque vale a pena, é um filme do caralhão ! - O que ele queria dizer é que era um bom filme.
O filme em questão era O Dia da Ira (I Giorni Dell´Ira), Day of Anger, na versão inglesa, de 1967 protagonizado por Giuliano Gemma e Lee Van Cleef, que estreava em Portugal com uns oito (8) anos de atraso. Este foi talvez o melhor western-spaghetti de Giuliano Gemma.

I GIORNO DELL´IRA / DAY OF ANGER - 1967

I GIORNI DELL´IRA / DAY OF ANGER - 1967
O Dia da Ira, é um filme dirigido / realizado por Tonino Valerii, e protagonizado por Giuliano Gemma e Lee Van Cleef. Este filme é por muitos considerado como o melhor western-spaghetti de Giuliano Gemma entre os 16 filmes deste género em que participou como protagonista.
Aqui, Giuliano Gemma divide o protagonismo com Lee Van Cleef, um ator norte-americano que viveu cerca de 15 anos na italia e participou em inúmeros western-spaghetti de produção italiana.
Para quem se lembra vagamente, este é o filme em que Giuliano Gemma faz o papel de moço de recados da cidade, como faxineiro e tratador de porcos, alvo da chacota de toda a cidade.