FILMES DE CULTO DE BAIXO ORÇAMENTO : NA ÉPOCA DO WESTERN-SPAGHETTI
Nos últimos anos tenho me dedicado ao cinema de culto, entre este género de cinema destaco o western italiano que ficou mundialmente conhecido como Western-Spaghetti.
Estas películas italianas eram produções de baixo custo cujos exteriores eram quase sempre filmados em Espanha devido a excelentes localizações para os cenários, e os interiores eram filmados em Italia em diferentes estúdios italianos.
Apesar de serem produções de baixo custo, a vantagem é que a grande maioria destes filmes foram filmados no formato Widescreen (tela-larga) e uma minoria em Fullscrenn (tela-cheia) e a cor era bastante boa na grande maioria dos casos.
Não se pode dizer que eram excelentes filmes, embora se abra algumas raras excepções em alguns casos, estas produções tinham um pouco de tudo entre o muito bom, o bom, o razoavel, o mau e o muito mau, mas porpocionava bons momentos de pura diversão ao se assistir um filme destes.
Entre inicios da década de 60 até finais da década de 70 foram produzidos mais de 600 filmes Western-Spaghetti na Europa, quase todos de produção ou co-produção italiana.
O Western-Spaghetti era produzido em uma espécie de melting pot de actores origináriode diversos países, Espanhóis, Argentinos, Brasileiros, Mexicanos, Austríacos, Alemães, Franceses, Hungaros, Ingleses, Norte Americanos e Italianos.
Muitos destes actores usaram durante anos Pseudónimos como nome artístico para que fosse mais sonante no mercado Norte Americano e Internacional.
Alguns actores italianos que se destacaram no mercado internacional até aos dias de hoje foram Montgomery Wood (Giuliano Gemma), Terence Hill (Mario Girotti), Bud Spencer (Carlo Pedersoli) e Franco Nero, e muitos outros.
Estes filmes eram sempre dobrados no idioma do país onde iam ser exibidos nas salas do cinema, em outros casos eram legendados, mas de maneira geral cada filme era dobrado em inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, e português para o mercado brasileiro.
Outros actores que conseguiram chegar à fama mundial através deste estilo de filme de produção italiana foram os brasileiros António de Téffe (Anthony Steffen) e Adolfo Celi.
Actores espanhois também fizeram história neste tipo de filme, Fernando Sancho e Fernando Lamas foram alguns deles.
Outros actores tiveram como suporte estes westerns à italiana para alcançarem a fama mundial, por exemplo o actor alemão de origem polaca Klaus Kinski, ou os actores austríacos Frank Wolf, e William Berger, da alemanha veio ainda o actor Peter Lee Lawrence.
Ainda fizeram carreira neste género de cinema o actor argentino George Hilton e os méxicanos Pedro Sanches e Pedro Armendariz, e os actores cubanos Tomas Millian e Tony Musante.
Dos Estados Unidos vieram por exemplo actores como Lee Van Cleef, Richard Harrison, Gilbert Roland, Tony Randall, Tony Anthony, Robert Wood (Robert Woods), Jack Palance, Eli Wallach, e Clint Eastwood
que estava em inicio de carreira no cinema.
Ainda houve alguns conceituados actores de Hollywood que que quiseram experimentar este genero de western produzidos na Europa, Charles Bronson, James Coburn, Henry Fonda, Rod Steiger, e o actor cigano de origem russa, Yul Brynner, foram alguns deles.
Actores franceses vieram o cantor Johnny Halliday, Alain Delon, e Jean Louis Trintignant, entre outros.
Da Hungria veio por exemplo o actor John Garko, que também assinou como Gianni Garko, e John Gidra.
Estes filmes eram tão populares que até o músico, cantor e actor inglês Ringo Starr (Richard Starkey), mais conhecido por ter sido baterista dos The Beatles, entrou como actor em um destes filmes em 1971, ao qual também escreveu parte da banda sonora, o filme chama-se "The Blindman" e tem como protagonista principal o actor Tony Anthony e curiosamente Ringo Starr interpreta o papel de mexicano.
O actor escocês Sean Connery que ficou famoso após ser protogonista dos primeiros filmes 007 James Bond, também aventurou-se em um destes filmes, "Shalako" de 1968, embora tenha sido uma única vez.
Como já referi, a grande maioria destes actores usavam pseudonimos como nomes artísticos, embora alguns usassem o seu nome próprio,com o declínio do Western-Spaghetti no final da decada de 70, muitos desdes actores desapareceram da cena internacional, muitos regressaram ao seu país de origem onde lá continuaram a sua carreira artística, outros voltaram a usar o seu nome próprio e assim continuaram as suas carreiras, alguns outros mantiveram o nome artístico e deram o salto do Western-Spaghetti para outro género de cinema como comédias, policiais e dramas.
Os Norte Americanos esforçavam-se por dar uma imagem mais limpinha do oeste americano nos seus westerns, já os italianos eram mais realistas nos seus westerns-spaghetti onde davam uma imagem mais rude e mais crua do oeste norte americano.
Todos estes filmes eram puro entretenimento que marcaram uma época durante duas décadas e também marcaram as gerações de 60 e 70 que agora recorda estes filmes com uma certa nostalgia.
Sem comentários:
Enviar um comentário