JACKIE CHAN, O GRANDE ASTRO DO CINEMA ASIÁTICO DE HONG-KONG
Confesso que nunca fui um grande aficionado do cinema asiático, mas reconheço que em Hong-Kong e China foram produzidos alguns filmes, que dentro do género, merecem todo o meu respeito.
Por volta da década de 70 pouco ligava a este estilo de cinema, excepto aos filmes de Bruce Lee apenas por ser o ícone Bruce Lee, e a principal barreira era a língua porque nunca consegui me habituar à fonética do cantonês ou mandarim..., por isso quando algum destes filmes realmente me interessava procurava sempre saber se era a versão dobrada em inglês, caso contrário era difícil ir a uma sala de cinema assistir um filme asiático na sua versão original em termos de idioma.
Na década de 80 com o surgimento das cassetes de vídeo e a grande expansão dos clubes de vídeo deu-nos oportunidade de ver filmes que de outra forma seria impossível ter grandes conhecimentos dos mesmos porque não apareciam em exibição nas nossas salas de cinema, o meu irmão gostava de algum cinema asiático nomeadamente os filmes do Jackie Chan que alugava no vídeo clube. Eu achava esse estilo de cinema uma fantochada total mas depois fui-me habituando à "ideia", no entanto só comecei a apreciar os filmes do Jackie Chan a partir do momento em que ele começou em co-produções com os Estados Unidos, Inglaterra e Austrália porque eram filmes muito bem feitos e apresentavam uma outra dinâmica que era uma característica do cinema norte-americano.
O mesmo aconteceu também com os filmes de Jet Li que ganhou a mesma dimensão do Jackie Chan no cinema internacional.
Entretanto Jackie Chan tornou-se numa grande estrela do cinema asiático de Hong-Kong e ganhou um grande estatuto no cinema internacional e para além de actor é também produtor e realizador e coreógrafo de acção em alguns dos seus filmes, durante algum tempo também revelou o seu lado de cantor tendo gravado alguns discos para a industria discográfica de Hong-Kong.
Ao longo dos anos fui por "brincadeira" arranjando alguns filmes de Jackie Chan, hoje tenho em arquivo 63 dos melhores filmes de Jackie Chan e mais 5 outros filmes com a participação especial de Jackie Chan, que foram produzidos entre 1976 até 2013.
Na minha opinião os filmes iniciais de Jackie Chan entre 1976 a 1980 são uma grande porcaria, são mesmo quase intragáveis, só começaram a melhorar a partir de 1981, mas os melhores foram aqueles produzidos durante e após a década de 90.
Continuo a não ser um grande admirador do cinema asiático, mas gosto de alguns filmes que se fazem por lá. Os meus actores do cinema asiático preferidos são Jackie Chan, Jet Li, Chow Yun-Fat e a actriz Michelle Yeoh, também gosto da Lucy Liu mas esta já nasceu e foi criada nos Estados Unidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário