CINEMA - DÉCADA DE 70 : AS HISTÓRIAS DO "SESSENTA"
Na década de 70 havia um indivíduo conhecido como o "Sessenta" que era uma figura caricata que frequentava as salas de cinema e que era conhecido por todos devido à sua ingenuidade disparatada.
Existem várias histórias desta figura, algumas delas é preciso ter atenção devido ao seu português vernáculo.
Lembro-me de um desses casos passado na década de 70, junto à bilheteira do Cinema João Jardim, que hoje já não existe, estava uma jovem a ver os cartazes do filme que seria exibido na próxima sessão. A jovem parecia estar indecisa, então o "Sessenta" na sua ingenuidade aproximou-se da jovem e diz; Esse é um filme com o Gringo, a menina pode confiar porque vale a pena, é um filme do caralhão ! - O que ele queria dizer é que era um bom filme.
Algumas vezes pontuais, o ator italiano Giuliano Gemma usou o pseudónimo Montgomery Wood, que era um nome com mais impacto internacional, então isso gerou uma certa confusão entre as pessoas que diziam que Montgomery Wood era o irmão gémeo de Giuliano Gemma. Num desses casos o "Sessenta" disse a alguém; Este filme também é muito bom, é com o irmão do Gringo, um filmaço do caralhão, vale a pena ver !
Certa vez estava o "Sessenta" a ver os cartazes dos "novos" filmes a estrear, e exclama; Caralho ! - mais um filme novo do Gringo (Giuliano Gemma), foda-se, tenho de ir ver, caralho !
Quando na sala de cinema passavam o trailer de um filme próximo a estrear, lá estava o "Sessenta" todo entusiasmado dizendo; Filho da puta do caralho, que grande "trálha", este deve ser um filmaço !
Mas o "Sessenta" também era conhecido como o "Drama", por ter a mania de contar ao pormenor todo o enredo do filme. Certa vez lá está ele a contar a "história" de um filme que tinha visto, e então dizia; O rapaz saiu montado a cavalo à procura da rapariga que estava presa numa cabana, depois de a desamarrar ela abraça o rapaz e começam no "cricanço" e o rapaz puxa-lhe as saias para cima e dá-lhe com a borracha. Depois aparecem os bandidos e eles fogem a cavalo para a cidade.
Certo dia estava o "Sessenta" lixado porque a lotação do cinema estava esgotada e bilheteira encerrada e ele não tinha conseguido bilhete. Então ele encosta-se à porta da entrada do cinema, bem junto a um grupo de moças que lá estavam, volta-se para uma delas e diz; Pena que a sala esteja com pulgas e baratas e a ainda por cima a enjoar a mijo (urina), chulé e "púpú". Uma dessas moças desiste e vende-lhe o bilhete.
Havia muitas destas "histórias" do "Sessenta", estas que aqui estão são as que lembro-me no momento.
Sem comentários:
Enviar um comentário