segunda-feira, 4 de abril de 2016

GIULIANO GEMMA OU MONTGOMERY WOOD, O GRINGO !

FACTOS VERÍDICOS : GIULIANO GEMMA OU MONTGOMERY WOOD, O GRINGO ! ...
O ator italiano Giuliano Gemma, ficou conhecido em Portugal como o "Gringo" devido aos filmes de cowboys que participou e ficou popularmente conhecido.
Na verdade este ator só fez 16 filmes no género western-spaghetti, ou coboíadas, entre as décadas de 60 e 70, o mais curioso é que só em dois deles usou uma personagem de nome Ringo, e apenas em um deles usou a personagem chamada Gringo. Esses três filmes for
am produzidos em 1965 e daí para cá nunca mais interpretou mais nenhuma personagem com o nome Ringo ou Gringo, por isso é difícil perceber porque é que as pessoas o chamavam "o gringo" quando referiam-se a Giuliano Gemma, mas por cá essa palavra ficou associada a este ator.
Algumas vezes pontuais Giuliano Gemma usou o pseudónimo Montgomery Wood, que era um nome com mais impacto internacional, então isso gerou uma certa confusão entre as pessoas que diziam que Montgomery Wood era o irmão gémeo de Giuliano Gemma. Quando isso acontecia era muito frequente ouvir as pessoas dizerem "este filme também é muito bom, é com o irmão do Gringo".
O termo Gringo significa forasteiro, mas pode-se aplicar a um individuo que seja desconhecido ou estranho ao local onde se apresenta, que significa o mesmo.
Lembro-me de um caso verídico passado na década de 70, junto à bilheteira do Cinema João Jardim, que hoje já não existe, estava uma jovem a ver os cartazes do filme que seria exibido na próxima sessão. A jovem parecia estar indecisa, então um individuo que era conhecido por "Sessenta" na sua ingénuidade aproximou-se da jovem e diz; Esse é um filme com o Gringo, a menina pode confiar porque vale a pena, é um filme do caralhão ! - O que ele queria dizer é que era um bom filme.
O filme em questão era O Dia da Ira (I Giorni Dell´Ira), Day of Anger, na versão inglesa, de 1967 protagonizado por Giuliano Gemma e Lee Van Cleef, que estreava em Portugal com uns oito (8) anos de atraso. Este foi talvez o melhor western-spaghetti de Giuliano Gemma.

Sem comentários:

Enviar um comentário