O MEU MUNDO DA 7ª ARTE ! ...
RECORDAÇÕES DO PASSADO - 1ª Parte
Sou um "apaixonado" por cinema desde muito cedo e há quem chame a isso de vício, mas o cinema transportou-me para lugares inimagináveis na época em que eu tinha acabado de entrar na adolescência.
Estavamos no início da década de 70 quando eu comecei a dar atenção à 7ª arte, lembro-me que nessa altura não fazia ideia nenhuma do que era um bom ator, atriz ou realizador, o que realmente contava era o puro entretenimento que o cinema proporcionava. Ninguém da minha idade naquela altura discutia se a obra cinematográfica apresentada, era ou não, uma obra-prima.
Lembro-me que quando um filme apresentava uma cena cortada pela censura, ou por a cópia estar muito rodada, as pessoas faziam um barulho infernal de protesto por ter desaparecido alguns segundos do filme.
Na época na Cidade do Funchal existiam 3 salas de cinema, a melhor era o Cinema João Jardim, que era a que eu costumava ir, depois vinha as duas salas mais "pobres", o Cine Jardim e o Cine Parque, dois espaços que eu não gostava de ir porque estavam infestados de pulgas, e às vezes cheiravam mal, devido a certas pessoas que lá iam.
Ainda havia o Teatro Municipal, que era transformado em sala de cinema, era um local muito asseado, mas para assistir filmes só se fosse na platéia, porque nos camarotes não dava jeito nenhum, principalmente os que ficavam na lateral esquerda e direita.
Com a entrada da década de 80 apareceram mais três salas de cinema novas, Cine Santa Maria, Cine Casino e Cine Don João, que tinham boas condições, mas a maior sala era ainda o Cinema João Jardim.
Todas estas salas de cinema já não existem como tal, e os espaços foram aproveitados para outro tipo de atividades. Apenas sobrou o Teatro Municipal que de vez em quando exibe algum Festival de Cinema.
Com o encerramento destas salas de cinema, criou-se outras tantas que também já encerraram dando lugar outras novas salas que entretanto abriram, mas as boas recordações tenho da antiga sala do Cinema João Jardim.
RECORDAÇÕES DO PASSADO - 2ª Parte
Com o aparecimento da Cassete de Video e dos Clubes de Video, na década de 80, surge a oportunidade de rever aqueles filmes que já tinha assistido nas salas do cinema, mas também a oportunidade de ver pela primeira vez todos aqueles filmes que desejava ter visto, mas por falta de oportunidade não vi, assim como outros filmes novos que iam surgindo, podendo assim assisti-los confortávelmente em casa.
Ao longo dos anos fui arranjando em DVD-Video todos aqueles velhos filmes que marcaram a minha adolescência e juventude, sinto alguma nostalgia, revejo os atores e atrizes que marcaram a geração dessa época, alguns entretanto já falecidos, outros aposentados do cinema, além de outros que ainda continuam em atividade. Recordar é viver e há muitos bons momentos que merecem ser recordados.
Tenho em arquivo os chamados filmes de culto, alguns deles são uma verdadeira raridade e muito difíceis de encontrar, de vez em quando vou recordando com muito prazer estes velhinhos clássicos do cinema internacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário